Nesta Quarta-feira, 9 de Setembro, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli despediu-se da posição de Presidente da Suprema Corte.
A partir desta Quinta-feira, 10 de Setembro, o Ministro Luiz Fux dará início à sucessão.
Dias Toffoli foi indicado ao STF em 2009 pelo ex-presidente Lula, e já tinha um alinhamento com o PT há bastante tempo, atuando como assessor jurídico para o Partido dos Trabalhadores no passado.
Há dois anos Toffoli preside o Supremo, e sua liderança foi cercada de polêmicas, como:
- Abertura do inquérito das fake news e críticas a ministro do STF
- Compartilhamento de dados da Lava Jato com a PGR
- Revisão da segunda instância, que levou à soltura de Luiz Inácio Lula da Silva
- Acesso a dados sigilosos do Coaf e paralisação de inquéritos
- Restrição de dados fiscais e bancários com o Ministério Público
Na sessão de despedida do Ministro, Alexandre de Moraes agradeceu Dias Toffoli pelo polêmico inquérito das fake-news, que acarretou a investigações de apoiadores do Presidente Bolsonaro e também à exclusão de perfis conservadores das redes sociais.
Durante discurso, Dias Toffoli afirmou que em sua gestão o STF promoveu a “paz social”:
“No último biênio, a Suprema Corte do País foi resoluta na guarda da Carta Cidadã, moderando os conflitos sociais, políticos, econômicos e culturais e promovendo, em máxima medida, a paz social e a segurança jurídica.”
Toffoli acrescentou:
“Com vigor, defendemos a democracia e as suas salvaguardas e repudiamos o ódio e a intolerância política, pugnando sempre pelo debate plural, construtivo e transformador.”
Por volta das 17h, o Presidente Jair Bolsonaro apareceu de surpresa na sessão de despedida do Ministro, e declarou:
“O diálogo, o entendimento em momentos difíceis, apesar de ser bem mais novo do que eu, isso foi muito importante para o destino do nosso Brasil”, afirmou o presidente.
“Em muitos momentos, quando o chefe do Executivo procurou o STF, por muitas vezes em decisões monocráticas [individuais] muito bem nos atendeu, em outros momentos até nos surpreendeu com sua capacidade de se antecipar a problemas e já apresentar solução antes mesmo que o procurássemos”, disse Bolsonaro.
Fonte: Pleno News, UOL
Editor-chefe do No Momento. Brasileiro com muito orgulho, apaixonado por esta nação e a favor da democracia e liberdade acima de tudo.