Nós comentamos que neste último final de semana o Presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia fez um convite para o youtuber Felipe Neto participar de uma live sobre o polêmico PL 2630 (das Fake News), e foi amplamente criticado nas redes sociais.
O convite, que foi rapidamente aceitado pelo youtuber, dizia assim em mensagem pelo Twitter:
“Felipe Neto, a covardia é a virtude dos fracos. Esses ataques só reforçam o caráter daqueles que são incapazes de vencer um debate com argumentos e com respeito. Por tudo que você tem sofrido nesses dias, nós vamos acelerar o projeto de combate às fake news e te convido para uma reunião na próxima semana para discutir e melhorar o PL que está na Câmara. Convite feito.” – disse Maia.
Neste Domingo, 2 de Agosto, muitos usuários se revoltaram com a decisão de Rodrigo Maia em chamar Felipe Neto para uma live, e a hashtag #DerreteMaia ficou no topo do Twitter, chegando a mais de 52 mil menções ao assunto.
No mesmo dia, a Revista Oeste publicou um artigo falando acerca da decisão da juíza de Direito Giselle Rocha Raposo, do 3º Juizado Especial Cível de Brasília, que condenou o Felipe Neto a indenizar em R$ 8 mil o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva.
Veja abaixo as acusações que o youtuber fez através do Twitter para fazer acusações contra Silva, conforme lembraram as autoridades:
- “Bolsonaro anunciou o novo presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). O sujeito já ajudou invasores de terras indígenas, foi reprovado em prova da PF por problemas psicológicos e AGREDIU O PAI IDOSO COM UM MURRO NA CARA”;
- “Jair Bolsonaro odeia os indígenas e nunca escondeu isso, mas colocar um sujeito com problemas mentais e que JÁ AJUDOU INVASORES DE TERRAS INDÍGENAS pra ser presidente da FUNAI vai além de todos os limites da perversidade humana. O cara é podre por dentro”.
Na decisão, a juíza afirmou que Felipe Neto espalhou desinformação, ou seja, Fake News:
“Há que observar o grande poder da ‘desinformação’ que mensagens descontextualizadas podem trazer ao público que deposita, sem questionamentos e averiguações, suas crenças e convicções numa figura influenciadora”.
Como o tema da live que Rodrigo Maia convidou o Felipe Neto é sobre Fake-News, a Internet considerou o convidado desqualificado para falar sobre o assunto, e em menção à matéria acima, a Deputada Federal Bia Kicis pediu para o Presidente da Câmara dar espaço ao comentarista político Caio Coppolla:
“Você está a par disso, Rodrigo Maia? Vamos convidar o Caio Coppolla pro debate? Como parlamentar, solicito que a Câmara faça esse convite. Pode ser por meio do seu Twitter, como vc fez pro Felipe Neto.

Fonte: Pleno News, Revita Oeste
Editor-chefe do No Momento. Brasileiro com muito orgulho, apaixonado por esta nação e a favor da democracia e liberdade acima de tudo.