segunda-feira, 18 de janeiroAs principais notícias do Brasil e do Mundo
João Doria tira passagem gratuita de ônibus, trem e metrô para idosos de 60 a 65 anos

João Doria tira passagem gratuita de ônibus, trem e metrô para idosos de 60 a 65 anos

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, decidiu tirar o direito de idosos acima de 60 anos de viajar gratuitamente de ônibus, trem ou metrô na capital paulista, além dos ônibus intermunicipais da Grande São Paulo.

Segundo a Prefeitura, a ideia é que esta ação conjunto reduza os custos do transporte. A medida será valida a partir do dia 1º de Janeiro.

João Doria editou nesta Quarta-feira, 23 de Dezembro, no Diário Oficial, um decreto que suspendeu a regulamentação da lei estadual que estabelecia o benefício.

Segundo a Revista Oeste, idosos acima de 65 anos não pagam passagem por causa do Estatuto do Idoso, uma lei federal. Entretanto, o limite havia sido reduzido para 60 anos em 2013 nas gestões de Haddad e Alckmin, como medida para reduzir os protestos da tarifa do ônibus que ocorriam na época.

Prefeitura e governo do Estado enviaram uma nota conjunta sobre o tema:

“A mudança na gratuidade acompanha a revisão gradual das políticas voltadas a esta população, a exemplo da ampliação da aposentadoria compulsória no serviço público, que passou de 70 para 75 anos, a instituição no Estatuto do Idoso de uma categoria especial de idosos, acima de 80 anos, e a recente Reforma Previdenciária, que além de ampliar o tempo de contribuição fixou idade mínima de 65 anos para aposentadoria para homens e 62 anos para mulheres”, diz o texto.

Já comentamos aqui no site sobre outras ações que o Governo do Estado de São Paulo vem tomando para conter gastos e ajudar no pagamento das dívidas do Estado neste período de pandemia.

Fonte: Revista Oeste

Compartilhe!