quarta-feira, 21 de abrilAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Lula é novamente acusado de lavagem de dinheiro, no valor de 4 milhões de reais

Lula é novamente acusado de lavagem de dinheiro, no valor de 4 milhões de reais

Na última Sexta-feira, 11 de Setembro, foi protocolado no Ministério Público Federal (MPF) mais uma denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desta vez por lavagem de dinheiro da Odebrecht por meio de doações para o Instituto Lula.

A Procuradoria afirma que foram pagos para o Instituto Lula entre 2013 e 2014 o montante de R$4 milhões, debitados de uma espécie de “conta-corrente” de propina com origem em obras na Petrobras na época dos governos petistas.

A nova denúncia já é de responsabilidade do novo coordenador da Lava Jato no Paraná, Alessandro Oliveira, que substituiu Deltan Dallagnol no início do mês.

É a quarta vez que o ex-presidente é alvo de denúncia no Estado do Paraná. Ele foi condenado em dois processos, um do tríplex de Guarujá e o outro do sítio de Atibaia. No momento Lula aguarda em liberdade o julgamento de recursos.

Na matéria apresentada no Ministério Público Federal eles disseram que vão requerer de Lula a devolução do valor referente às propinas recebidas:

“O MPF requer, ainda, em relação a Luiz Inácio Lula da Silva e Paulo Okamotto, a devolução para a Petrobras, a título de reparação de danos, de valor correspondente à propina recebida; e, com respaldo em precedentes do Supremo Tribunal Federal (Ações Penais 1030 e 1002), a condenação dos denunciados por danos morais causados à população brasileira mediante a prática dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.”

Fonte: Ministério Público Federal

Compartilhe!