segunda-feira, 1 de marçoAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Ministro Alexandre de Moraes manda prender o deputado Daniel Silveira; veja repercussão

Ministro Alexandre de Moraes manda prender o deputado Daniel Silveira; veja repercussão

No final da noite desta Terça-feira, 16 de Fevereiro, o Deputado Federal Daniel Silveira, que é da base que apoia o Presidente da República Jair Bolsonaro, foi preso pela Polícia Federal em sua residência.

A ordem de prisão foi feita pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Veja abaixo o vídeo em que o parlamentar gravou no momento em que a PF estava em sua casa fazendo uma revista:

Nas redes sociais, a situação gerou polêmica e revolta contra o magistrado da Suprema Corte:

“Um Parlamentar ser preso por sua opinião. O nome disso é ditadura.”

“Polícia Federal na casa do deputado Daniel Silveira cumprindo ordem de prisão expedida pelo Sr Alexandre de Morais. Nem um real desviado, mas a ousadia de não se curvar aos homens que destroem o país e mancham a dignidade do Judiciário brasileiro.”

“Com relação ao caso do @danielPMERJ , a Procuradoria da Câmara já foi acionada. A mesa diretora da câmara há de se reunir e tudo vai se resolver institucionalmente.”

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, se manifestou sobre o ocorrido e disse que o Congresso Nacional irá tomar uma providência:

“Como sempre disse e acredito, a Câmara não deve refletir a vontade ou a posição de um indivíduo, mas do coletivo de seus colegiados, de suas instâncias e de sua vontade soberana, o Plenário.

Nesta hora de grande apreensão, quero tranquilizar a todos e reiterar que irei conduzir o atual episódio com serenidade e consciência de minhas responsabilidades para com a Instituição e a Democracia.

Para isso, irei me guiar pela única bússola legítima no regime democrático, a Constituição. E pelo único meio civilizado de exercício da Democracia, o diálogo e o respeito à opinião majoritária da Instituição que represento.”

Segundo o ex-deputado Roberto Jefferson, atual Presidente do PTB, o que o Ministro Alexandre de Moraes fez é inconstitucional:

A sentença diz que o acusado (Daniel Silveira) incitou a população à subversão da “ordem política e social”:

“O autor das condutas é reiterante na prática criminosa, pois está sendo investigado em inquérito policial nesta CORTE, a pedido da PGR, por ter se associado com o intuito de modificar o regime vigente e o Estado de Direito, através de estruturas e financiamentos destinados à mobilização e incitação da população à subversão da ordem política e social, bem como criando animosidades entre as Forças Armadas e as instituições”, diz a sentença. 

Fonte: Gazeta Brasil

Compartilhe!