Noticiamos na manhã deste Domingo, 10 de Janeiro, que o jornalista Ricardo Noblat, colunista da Revista Veja, fez uma publicação em suas redes sociais que gerou muita revolta.
Mencionando um artigo da Folha de São Paulo intitulado “Saída para Trump: matar-se”, de Ruy Castro, Noblat aproveitou o tom agressivo da matéria para dizer o seguinte:
“Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais.”
A publicação do jornalista gerou muita repercussão nas redes sociais, com críticas até mesmo da oposição do Presidente Bolsonaro.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, publicou em suas redes sociais uma nota de repúdio sobre a fala de Noblat, além de dizer que abriu inquérito policial contra os jornalistas:
“Alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço. Hoje 2 deles instigaram dois Presidentes da República a suicidar-se. Apenas pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida podem fazer isso.
Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países.
Por isso, requisitarei a abertura de Inquérito Policial para apurar ambas as condutas. As penas de até 2 anos de prisão poderão ser duplicadas (§ 3º e 4º do art. 122 do Código Penal), sem prejuízo da incidência de outros crimes.”
A Revista Veja escreveu uma nota de repúdio à ação do jornalista:
Fonte: André Mendonça (via Twitter)
Editor-chefe do No Momento. Brasileiro com muito orgulho, apaixonado por esta nação e a favor da democracia e liberdade acima de tudo.