quarta-feira, 21 de abrilAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Ministro Edson Fachin livra Lula de condenações e dólar dispara; veja repercussão

Ministro Edson Fachin livra Lula de condenações e dólar dispara; veja repercussão

Na tarde desta Segunda-feira, 8 de Março, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu livrar o ex-presidente Lula das condenações da Operação Lava-Jato.

Ou seja, o então condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro volta a ser considerado ficha limpa e poderá disputar as eleições em 2022.

Leia abaixo a nota do Ministro Fachin:

“Declaro, como corolário e por força do disposto no artigo 567 do Código de Processo Penal, a nulidade apenas dos atos decisórios praticados nas respectivas ações penais, inclusive os recebimentos das denúncias, devendo o juízo competente decidir acerca da possibilidade da convalidação dos atos instrutórios”, diz a decisão.

Em reação à decisão, o dólar apresentou forte disparada. Por volta das 15h30min, a moeda americana estava sendo negociada na faixa de R$ 5,72, com crescente contínua.

No momento de escrita deste artigo (18h do dia 8 de Março) o dólar já está em 5,82.

Às 16h, a Ibovespa – principal índice da bolsa de valores – operava em queda de -3,76%, a 11.393 pontos.

Nas redes sociais, o assunto teve forte repercussão:

“Lula roubou o País Liderou o governo do partido responsável pelo maior escândalo de corrupção da história. Se favoreceu pelo roubo e foi inocentado na caneta de um ministro colocado lá pelo PT. Já Daniel Silveira está sendo mantido preso por ter feito críticas ao STF. Vai Brasil!”

Fonte: Conexão Política

Compartilhe!