quinta-feira, 29 de outubroAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Ministro Ricardo Salles chama jornalista do O Globo de “mal intencionado”

Ministro Ricardo Salles chama jornalista do O Globo de “mal intencionado”


Nesta Quinta-feira, 6 de Agosto, o jornal carioca O Globo publicou na primeira página da edição impressa do dia uma notícia que foi classificada como “fake news”.

O título da manchete acusa o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles de defensor da garimpo: “STF protege índios, mas Salles defende garimpo”.

O texto resumido abaixo do título também diz o seguinte:

“Plenário da Corte manteve limitar do ministro Luís Roberto Barroso determinando instalação de barreiras sanitárias para proteger indígenas da Covid-19. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reuniu-se no Pará com garimpeiros e afirmou que os índios querem explorar mineração em suas próprias reservas.”

Em resposta, o Ministro Salles usou o seu Twitter nesta Quinta para manifestar repúdio à matéria tendenciosa do impresso:

“Impressionante como esse jornalista do O GLOBO é muito desinformado ou mal intencionado. A própria matéria da FolhaSP desmonta a FAKENEWS do Globo, pois mostra que fomos lá para fiscalizar o garimpo ilegal feito pelos PRÓPRIOS indígenas, há anos, e que protestaram contra.”

Segundo informações da Revista Oeste, a afirmação de O Globo tem a ver com a ida de Salles ao interior do Pará para participar de ação contra garimpo ilegal. Ontem, o ministro divulgou imagens aéreas que mostram que ele estava realizando trabalhos nesse sentido. O jornal, contudo, garantiu que ele defendia o garimpo. Além disso, o jornal informou que o aliado do presidente Jair Bolsonaro teria acusado os índios de querem “explorar mineração em suas próprias reservas”.

Alguns usuários também manifestaram apoio ao Ministro e repúdio à publicação:

Fonte: Revista Oeste, Ricardo Salles (via Twitter)