sexta-feira, 4 de dezembroAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Partido Podemos expulsa senadora que propôs reeleição de Maia e Alcolumbre

Partido Podemos expulsa senadora que propôs reeleição de Maia e Alcolumbre


Comentamos no mês passado que a Senadora Rose de Freitas, do Podemos (ES) propôs através de uma sessão remota no dia 2 de Setembro, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir a reeleição de Davi Alcolumbre.

Conforme já noticiamos, a reeleição de Alcolumbre para a Presidência do Senado é inconstitucional, entretanto a Senadora tentou achar uma brecha na lei para permitir isso.

A PEC permitiria também a reeleição de Rodrigo Maia para a Presidência da Câmara dos Deputados.

Atualmente, a Constituição proíbe a reeleição de um parlamentar para o mesmo cargo de diretoria, tanto na Câmara quanto no Senado.

Para justificar a articulação política, a senadora disse ao Estadão:

“Há uma discussão de que fazer a reeleição em função do Davi, do Rodrigo, é muito personalista esse processo, mas acontece que é o voto da democracia. Se você não quer reeleger, vota contra a pessoa que está disputando”, comentou a parlamentar.

“Além dele (Alcolumbre), quem? Aí você fica jogando no escuro.”

O Podemos não aprovou a decisão da Senadora, e nesta Quinta-feira, 22 de Outubro, Rose de Freitas foi expulsa da legenda.

O Senador Álvaro Dias comentou em suas redes sociais a expulsão da Rose de Freitas:

“Expulsamos Rose de Freitas do Podemos por propor a reeleição de Alcolumbre e Maia. Isso é uma aberração, e não há hipótese de reeleição dos dois, a Constituição não permite. Eleger os dois é um golpe na Constituição.”

Fonte: Álvaro Dias (via Twitter)