Nesta semana a Rede Globo anunciou que vai parar de transmitir os jogos da Taça Libertadores da América, da Confedereção Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
O campeonato é a principal disputa de futebol das Américas e a emissora carioca sempre foi líder de audiência nas transmissões.
Porém este ano não está bom para a Globo mesmo: já perdeu o monopólio do campeonato carioca, corre o risco de perder a próxima Copa do Mundo e por motivos financeiros deixará de transmitir a Libertadores.
Leia abaixo o comunicado oficial da emissora:
“Diante do cenário extremamente desafiador provocado pela crise econômica e potencializado pela pandemia de covid-19, a Globo vem fazendo uma revisão completa de seu portfólio de direitos. Nesse contexto, e tendo em vista a suspensão daquela competição por vários meses, a empresa tentou renegociar com a Conmebol o contrato da Libertadores, válido até 2022, mas infelizmente não houve acordo. Assim, não restou alternativa à Globo a não ser rescindir o contrato.
Grandes players mundiais têm sido obrigados a renegociar seus acordos sobre eventos esportivos em razão da crise econômica provocada pela covid-19, que, no Brasil, ainda é acentuada pela desvalorização cambial, que multiplica o valor dos contratos em dólar. Como principal competição de clubes das Américas, a Libertadores continua sendo importante para a Globo. No entanto, para que sua transmissão seja viável e satisfatória para todas as partes envolvidas, ela precisa se adequar à nova realidade mundial dos direitos esportivos e à situação econômica vivida pelo país. Por fim, é importante esclarecer que havia no contrato cláusula específica de rescisão em caso de suspensão da competição por períodos prolongados, por motivo de força maior.“
Fonte: Revista Oeste
Editor-chefe do No Momento. Brasileiro com muito orgulho, apaixonado por esta nação e a favor da democracia e liberdade acima de tudo.