terça-feira, 1 de dezembroAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Presidente Bolsonaro participa de reunião para discutir a Sustentabilidade da Amazônia

Presidente Bolsonaro participa de reunião para discutir a Sustentabilidade da Amazônia


Nesta Terça-Feira, 11 de Agosto, o Presidente da República Jair Bolsonaro participou de uma reunião por videoconferência para discutir com outros países amazônicos a sustentabilidade da Floresta Amazônica, e quais medidas podem ser tomadas para intensificar a sua preservação.

O Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Filipe G. Martins, participou também da reunião e compartilhou pelas redes sociais um panorama geral de como foi este encontro com outros presidentes.

Leia abaixo as publicações de Martins:

“Acompanhei, hoje, o PR Jair Bolsonaro na segunda reunião de cúpula do Pacto de Letícia, que reúne os países amazônicos e tem por objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável da região e intensificar o combate a queimadas e atividades ilícitas, inclusive crimes ambientais.

Durante a reunião, o Presidente teve a oportunidade de anunciar a interrupção da tendência de elevação do desmatamento na região, com redução de 28% na área desmatada em julho de 2020 em relação ao mesmo mês do ano passado, além da expectativa de números similares para agosto.

O Presidente também anunciou a implementação e o início das operações do DETER Intenso, versão mais veloz e precisa do sistema DETER do INPE, além dos números da Operação Verde Brasil 2, voltada para ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais e focos de incêndio.

A Cúpula do Pacto de Letícia também deu impulso político ao Fundo do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Bioeconomia e o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, iniciativa idealizada pelo governo brasileiro para fomentar novos investimentos na região amazônica.

A reunião também foi uma oportunidade de reafirmar a determinação brasileira de defender sua soberania e de lembrar que o Brasil é perfeitamente capaz de cuidar de seu patrimônio ambiental, como atesta o fato de que a maior parte da Floresta Amazônica permanece intacta.”

Além de Bolsonaro, a videoconferência teve a participação dos presidentes Iván Duque, da Colômbia; Martín Vizcarra, do Peru; Jeanine Áñez, da Bolívia; e Lenín Moreno, do Equador. Também participaram os embaixadores da Guiana e do Suriname no Brasil.

O Presidente também deixou bem claro que é mentira a história de que a Amazônia está ardendo em fogo:

“Essa história de que a Amazônia arde em fogo é uma mentira. E nós devemos combater isso com números verdadeiros. É o que estamos fazendo aqui no Brasil”.

Fonte: Filipe G. Martins (via Twitter)