domingo, 20 de junhoAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Rodrigo Maia homenageia o Ministro aposentado Celso de Mello

Rodrigo Maia homenageia o Ministro aposentado Celso de Mello

Nesta Terça-feira, 13 de Outubro, o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello saiu oficialmente da Suprema Corte para dar início à sua aposentadoria.

A ideia inicial era de que o decano saísse da Corte apenas em Novembro, quando completasse 75 anos, mas ele decidiu antecipar sua saída.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez algumas declarações em homenagem ao magistrado:

“Não há nenhum aspecto de nossa Constituição que não tenha se beneficiado do trabalho do decano do Supremo Tribunal Federal nesses últimos trinta e um anos. Sua história na magistratura entrelaça-se e confunde-se com a história de nossa Constituição”.

Maia destacou também a ética de Mello em suas decisões:

“Pelo seu trabalho diuturno e abnegado em cada um de seus processos; pela defesa inflexível e intransigente da democracia e das instituições democráticas; pela sua visão abrangente do papel do Supremo Tribunal Federal na história constitucional brasileira; e, em especial, pelo compromisso com o aprofundamento da lógica que marcou a fundação de nossa Constituição: a afirmação da cidadania, do direito a ter direitos”.

Rodrigo Maia também falou que o sucessor do Ministro Celso de Mello terá uma “árdua tarefa”:

“Uma vez confirmada sua indicação pelo Senado Federal, nos termos da Constituição, desejo-lhe sucesso na árdua tarefa de substituir o ministro Celso de Mello, esperando que as lições e o exemplo de seu antecessor lhe sirvam sempre como bússola para navegar os tempos desafiadores que temos diante de nós, tempos em que o país certamente necessitará da sabedoria e temperança de sua mais alta Corte de Justiça”.

Fonte: Pleno News

Compartilhe!