quarta-feira, 21 de abrilAs principais notícias do Brasil e do Mundo
Senador Jorge Kajuru pede o impeachment do Ministro Alexandre de Moraes

Senador Jorge Kajuru pede o impeachment do Ministro Alexandre de Moraes

Nesta semana, o Senador Jorge Kajuru apresentou um pedido de impeachment do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Segundo o parlamentar, o magistrado da Suprema Corte cometeu ilegalidades em sua atuação, principalmente após a decisão do Ministro em prender o Deputado Federal Daniel Silveira, no dia 16 de Fevereiro.

De acordo com Kajuru, Moraes não poderia ter ordenado a prisão do Deputado, que teve a prisão em flagrante determinada após divulgar vídeo em que aparecia criticando Ministros do STF.

Em seu pedido, o senador diz que a postura do Ministro vai contra determinados valores, como a liberdade de expressão:

“Não se pode admitir que o Poder Judiciário use do seu poder de império não para atender [à] finalidade pública, mas como instrumento de mordaça”, pontua Kajuru em trecho do pedido.

E completou que há uma ameaça do exercício da liberdade de expressão:

“[Estamos ameaçados em] exercer o direito de livre manifestação de pensamento e expressão”, prosseguiu.

Jorge Kajuru também pontua dois outros motivos para pedir o impeachment contra Alexandre de Moraes: as validações dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

Para ele, Moraes faz uso do STF para “intimidar, ameaçar e violar os direitos e liberdades individuais de quem se manifestar contra a Corte e seus membros”.

Fonte: Revista Oeste

Compartilhe!